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Como crescer nas redes sociais fazendo sua gestão

As redes sociais se tornaram ferramentas indispensáveis no setor, permitindo que os estabelecimentos se conectem diretamente com seus hóspedes, promovam seus serviços e produtos (souvenirs) e construam uma marca forte. Aqui vamos te ajudar a criar uma gestão de sucesso nas redes.

1. Objetivos claros:

  • O que você quer alcançar com as redes sociais? Aumentar reservas diretas, melhorar a reputação online, engajar com os hóspedes? Evite ser muito amplo no objetivo, a lei aqui é a de que sempre menos é mais!
  • Identifique seus hóspedes ideais. Seu público-alvo, quem são? Quais suas regiões de origem? Escolha as três principais e crie conteúdo relevante voltado para eles. Isso fará com que se sintam mais próximos e acolhidos.

2. Escolha as redes sociais certas:

  • Onde seu público está? Faça uma pesquisa para descobrir quais redes sociais são mais utilizadas pelo seu público-alvo. Tik Tok? Instagram, Facebook? Saber a faixa etária e hábitos de consumo ajudará a definir quais são elas. Foque em duas principais, mas não deixe de alimentar as outras também.
  • Qual a percepção da imagem de seu hotel pelo público? Adapte as redes sociais à sua personalidade e aos seus serviços. Quem é a sua referência dentre os concorrentes? Veja como ele se comunica e se inspire, mas não copie! Crie um perfil atraente que reflita suas características e valores, traduzindo sua personalidade para seu público e ajustando assim a percepção que ele tem de seu estabelecimento.

3. Crie um calendário editorial:

  • Planejamento: Defina os temas, datas e frequência das publicações. Monte um calendário que tenha regularidade.
  • Variedade: Misture diferentes tipos de conteúdo, como fotos, vídeos, enquetes e promoções.
  • Relevância: Associe suas publicações a datas comemorativas, eventos locais e novidades do hotel.

4. Crie conteúdo de qualidade:

  • Visual: Utilize fotos e vídeos de alta qualidade para chamar a atenção dos usuários.
  • Conteúdo relevante: Compartilhe informações úteis sobre a região, dicas de viagem e promoções exclusivas.
  • Interação: Responda aos comentários e mensagens dos seguidores no menor tempo possível.
  • Utilize hashtags relevantes: Aumente o alcance das suas publicações. Além das hashtags, que não devem ser muitas, o uso de palavras chave comuns dentro do próprio texto é sempre uma opção.

5. Utilize ferramentas de gestão:

  • Agendamento de posts: Planeje suas publicações com antecedência. O Facebook tem uma ferramenta gratuita para agendar os posts do Instagram e Facebook.
  • Análise de métricas: Fique atento. Acompanhe o desempenho das suas publicações e faça ajustes na sua estratégia baseados na performance. Assim você tem a chance de adequar as postagens em tempo quase real, garantindo que a mensagem chegue para quem interessa.

6. Promova engajamento:

  • Faça perguntas: Incentive seus seguidores a participar das conversas. As redes sociais pedem interação e interação gera engajamento e retorno.
  • Realize concursos e promoções: Uma estratégia simples que ajudará a aumentar o alcance das suas publicações e atrair novos seguidores.
  • Colabore com influenciadores: Aumente a visibilidade do seu hotel realizando parcerias com influenciadores. Por eles já possuírem uma base de fãs fiéis, você poderá se beneficiar disso e ser mais visto pela audiência gerada por eles, além de também aumentar sua própria base de seguidores.

7. Monitore sua reputação online:

  • Responda a avaliações: Agradeça os elogios e resolva os problemas de forma rápida e eficiente. Quanto mais imediata for a resposta, menor a chance de alguma repercussão negativa.
  • Utilize ferramentas de monitoramento: Acompanhe o que as pessoas estão falando sobre o seu hotel. Isso pode ser feito de forma simples, ao ler o que estão comentando e como estão reagindo a seus posts, não deixando de fora aqueles que são recompartilhados, pois muitos preferem postar suas críticas e análises em suas próprias redes. Por isso não deixe passar nenhum repost.

Seguindo esses passos haverá um crescimento considerável em suas redes sociais. Mas calma, isso não ocorrerá da noite para o dia, exigindo disciplina e análise dos resultados de suas ações, pontuando tudo o que acertou e especialmente o que errou, corrigindo e aprimorando a cada dia.

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