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A Identidade Olfativa e o seu poder de atrair hóspedes

A identidade olfativa, ou seja, a assinatura olfativa de um estabelecimento, é uma ferramenta poderosíssima para criar uma experiência memorável e única para seus hóspedes. Ao associar uma fragrância à sua marca, você cria uma conexão emocional duradoura e fortalece o reconhecimento.

O que é a identidade olfativa?

A identidade olfativa é a criação de uma fragrância (pode ser desenvolvida com exclusividade para a rede de hotelaria, mas para hotéis de pequeno e médio porte podem adotar uma fragrância específica que já temos para chamar de sua) que representa a sua marca, transmitindo seus valores e personalidade. É como uma assinatura olfativa que evoca sensações e emoções específicas, criando uma experiência sensorial única para seus hóspedes.

Por que investir em identidade olfativa?

  • Memória: Os aromas têm o poder de evocar memórias e emoções de forma instantânea. Uma fragrância agradável associada à sua marca pode criar uma conexão emocional duradoura com seus hóspedes.
  • Diferenciação: A identidade olfativa te diferencia da concorrência e torna seu estabelecimento mais memorável.
  • Bem-estar: Aromas agradáveis podem promover o relaxamento e o bem-estar, contribuindo para uma experiência mais positiva para seus hóspedes.
  • Aumento da percepção de valor: A presença de um aroma agradável pode aumentar a percepção de valor do seu estabelecimento.
  • Fidelização de clientes: Ao criar uma experiência sensorial, você aumenta a chance de fidelizar seus clientes.

PESQUISAS DEMONSTRAM QUE:

97% Dos Hóspedes sentem-se bem quando o ambiente que se encontram está perfumado
84% Manifestam intenção de retorno ao entrarem nesses ambientes perfumados
75% Das emoções são afetadas pelo cheiro que os aromas/fragrâncias proporcionam

Como criar uma identidade olfativa?

  1. Defina a personalidade da sua marca: Qual a imagem que você deseja transmitir? É importante que a fragrância escolhida esteja alinhada com a identidade visual e os valores da sua marca.
  2. Escolha as notas olfativas: As notas olfativas são os ingredientes básicos que compõem uma fragrância. Existem diversas famílias olfativas, como floral, cítrica, amadeirada, etc. A escolha das notas dependerá da personalidade da sua marca e do ambiente que você deseja criar.
  3. Crie um briefing: Descreva a sua marca, seus valores e as sensações que você deseja transmitir através da fragrância.
  4. Teste a fragrância: É importante testar a fragrância em diferentes ambientes e com diferentes tipos de hóspedes para garantir que seja agradável e eficaz.
  5. Implemente a fragrância: Após a escolha da fragrância, é hora de implementá-la em diferentes ambientes do seu estabelecimento, como recepção, quartos e áreas comuns.

Onde utilizar a identidade olfativa?

  • Áreas comuns: Recepção, corredores, lounges, pode ser usada a versão spray e há máquinas que podem de forma automatizada pulverizar de tempos em tempos a fragrância.
  • Quartos: Difusores de aromas nos quartos podem criar um ambiente mais relaxante e convidativo.
  • Roupas de cama: Utilize amaciantes com a fragrância da sua marca para perfumar as roupas de cama.
  • Produtos de higiene: Ofereça amenities com a mesma fragrância da sua marca.
  • Marketing: Utilize a fragrância para vender produtos que prolonguem seu modo “relaxamento” ou o modo “férias” como home spray, loção hidratante, shampoo, condicionador, etc.

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